Grupo Lógica de Programação
ESTAMOS EM CONSTRUÇÃO - DESENVOLVIMENTO

Seja Bem Vindo ao Forum Grupo Lógica de Programação é uma satisfação recebê-los aqui.. espero que gostem desse espaço que foi feito para todos nós PROGRAMADORES.. Então venha fazer Parte deste Time tambem.. Saiba que este Forum foi feito com muita dedicação para o bem estar de todos vocês.. Então Registre-se e Decole no Mundo da Programação.....
Ao se Registrar você tem direito a participar do CHAT que só é visivel ao membros registrados. e pode bater papo com algum outro membro que estiver on line.. caso tenha alguma duvida pode olhar no Menu FAQ as perguntas mais recentes.
Bons Estudos é o que deseja todos nós que fazemos o GRUPO LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO acontecer...

(EL MENSAJERO [FUNDADOR])

Quero Desenvolver Sistemas e ser um Programador, por onde começar?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Quero Desenvolver Sistemas e ser um Programador, por onde começar?

Mensagem por Sergio Lucas em Sex 12 Ago 2016, 17:36

Sempre observo nas redes sociais, nos fóruns de programação e outros sites a dúvida de várias pessoas que desejam e almejam ingressar no mundo da programação, devido a isso estou criando este artigo para tentar ajudar nas dúvidas. Vamos lá!

Por onde começar?
Essa é a primeira pergunta que é feita pelos iniciantes, bem o primeiro passo seria você aprender Lógica de Programação, pois ela é a base de tudo.
    Você aprenderá sobre os primeiros passos, estudando Algoritmos, que nada mais é que passos executados para resolução de um problema, ou seja, geralmente um software é feito para atender as necessidades de algumas pessoas, seja um sistema de cadastro para ajudar uma loja ou empresa a cadastrar funcionários e clientes, ou até mesmo um software despertador em um Smartphone. Veja que está relacionado a algo que auxilie nosso dia a dia nas tarefas mais simples ou até mesmo as mais complexas. É por esse lado que todo o iniciante deve pensar.

A Lógica irá lhe ajudar a se familiarizar com as sequencias de instruções feitas para fazer como que a máquina possa interpretar os comandos a serem executados. Como a Lógica é feita em Portugol, posteriormente pelo aprendizado adquirido nessa matéria, será mais fácil a migração para a linguagem desejada seja Java, Python, C  e etc.

O que muda de uma linguagem para outra é sintaxe, a lógica é sempre a mesma. Uma pergunta pode surgir, como saber se o que estou fazendo é a lógica correta para resolução do problema? Não existe uma resposta única e correta, se eu fosse colocar uma pergunta aqui de inicio, muitas seriam as respostas diferentes, mas que chegaria ao objetivo principal a resolução do problema. Vejamos:

Se eu pedisse que você me dissesse quais as ações que você faria para trocar uma lâmpada?

Uma das respostas seria: Eu pego uma cadeira, subo nela, retiro a lâmpada queimada, coloco a outra Lâmpada, desço da cadeira e ligo o interruptor para acender a lâmpada.

outra resposta seria : Eu Pego uma escada, coloco encostada na parede, subo na escada, retiro a lâmpada queimada, coloco a lâmpada nova, desço da escada, ligo interruptor para acender a lâmpada e guardo a escada.

e outra resposta seria: Eu Pego uma cadeira, posiciono ela embaixo da Lâmpada, subo na cadeira, retiro a lâmpada, pego a lâmpada nova, coloco ela no local, desço da cadeira , jogo a lâmpada queimada fora, ligo o interruptor para acender a lâmpada.

Viu? coloquei três exemplos com o mesmo objetivo, alguns com passos diferentes outros mais detalhados. a missão foi cumprida, trocar a lâmpada. Você agora mesmo deve está com outras respostas na sua cabeça. Isso é bom! Quer dizer que está começando a entender a lógica. Do mesmo modo é o desenvolvimento do software, vale lembrar que alguns passos são mais objetivos outros mais detalhados, é um diferencial.

Bem é esse o inicio lógica de programação onde você escreverá os passos para realização de uma tarefa, e como saber se sua lógica está correta? para isso existe os compiladores onde suas instruções são compiladas para uma linguagem onde a máquina consiga entender, e como se está inicial o compilador adequado para testar o inicio de lógica é o VisualG, uma ótimo compilador criado aqui no Brasil. Veja nos artigos de Lógica de Programação onde consta um pouco da história dessa ferramenta.

O Que devo escolher Livro? Video Aulas? Fóruns?

Com o Avanço da tecnologia, hoje a maioria das pessoas perderam os costumes do bom e tradicional livro, nossas bibliotecas hoje não estão com antes, é claro que eu acho melhor pesquisar algo no conforto do meu lar, do que ir a uma biblioteca sentar numa cadeira e ler um livro, mas vejo por uma lado diferente, quando estamos numa biblioteca, se realmente estamos com foco em estudar, ele é um local bastante propicio, até porque todos que estão ali, tem o mesmo objetivo : Estudar! No conforto do seu lar, alguma coisa irá tirar sua atenção por um momento. Eu Gosto de livros, tenho vários em casa, isso me ajuda no trajeto de casa para o trabalho e vice e versa, muitas vezes perdemos muito tempo nas conduções e é um tempo que podemos investir na leitura, por isso é bem melhor um livro nessa hora, do que um celular.
Lógico que vídeo aulas são bastante importante para conciliar com os livros, os Fóruns são para compartilhar o conhecimento e tirar as dúvidas com outros usuários mais experientes.
    Tem Ótimos Videos no youtube para aprender lógica de programação, em relação a livros existem vários que podemos recomendar.
Estaremos criando um tópico no fórum nesse final de semana com os livros recomendados para aprendizado. No nosso fórum tem a categoria de Biblioteca Digital onde disponibilizamos apostilas que podem lhe ajudar a iniciar.
Se tiver qualquer dúvida pode nos contatar pela Mensagem Privada, que estaremos prontos a ajudar no que pudermos.

Esse foi um breve artigo, sei que tem pessoas mais capacitadas para criar um tópico como esse, mas na pouca experiência que tenho adquirir assim, foi assim que criei a Comunidade Grupo Lógica no Orkut, quando nem ainda sabia programar, mas fui vendo alguns livros e vídeo-aulas e fui aprendendo e com a ajuda de outros membros, ou seja, não é impossível aprender, basta o interesse e dedicação de cada um. Esse é o intuito do Grupo Lógica de Programação compartilhar conhecimento e ajudar uns aos outros, espero que esse pequeno artigo sirva para diminuir essa dúvida. Quem quiser acrescentar algo que esqueci pode ficar a vontade.. críticas e sugestões são bem vindas para correção de nossos erros e melhorias.
Sergio Lucas
Admin
Admin

Pontos : 308
Reputação : 20

http://grupologica.forumslog.com

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: