Grupo Lógica de Programação
ESTAMOS EM CONSTRUÇÃO - DESENVOLVIMENTO


Seja Bem Vindo ao Forum Grupo Lógica de Programação é uma satisfação recebê-los aqui.. espero que gostem desse espaço que foi feito para todos nós PROGRAMADORES.. Então venha fazer Parte deste Time tambem.. Saiba que este Forum foi feito com muita dedicação para o bem estar de todos vocês.. Então Registre-se e Decole no Mundo da Programação.....
Ao se Registrar você tem direito a participar do CHAT que só é visivel ao membros registrados. e pode bater papo com algum outro membro que estiver on line.. caso tenha alguma duvida pode olhar no Menu FAQ as perguntas mais recentes.
Bons Estudos é o que deseja todos nós que fazemos o GRUPO LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO acontecer...

(EL MENSAJERO [FUNDADOR])

C ou C++?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

C ou C++?

Mensagem por William em Dom 25 Jul 2010, 21:16

Muitas pessoas têm dúvidas sobre por qual dessas linguagens começar a aprender, e as vezes chegam a conclusão de que é melhor começar pelo C. Não pretendo me aprofundar na diferença entre C e C++, vou somente sanar as principais dúvidas. Mas antes um pouco de contexto.

A linguagem C é uma linguagem estruturada, o programa executa comando por comando em ordem linear, o C não tem suporte direto a outros paradigmas de programação.

Com isso houve a necessidade de uma linguagem que suprisse essas necessidades. Assim nasceu o C++, com ideal de ser uma evolução do C, uma linguagem mais poderosa e versátil mas com total compatibilidade com o mesmo.
O C++ suporta programação estruturada, programação genérica, abstração de dados e a programação orientada a objetos (POO) como paradigmas de programação, o que dá uma ideia de sua versatilidade. E se ainda não estiver convencido de seu poder, basta dizer que ela é utilizada no núcleo do SO que você está usando agora, e também é a mais utilizada na programação de games, principalmente por poder dar uma melhor integração com o hardware, já que games exigem bastante da máquina.

E ao contrário do que muitos pensam, você não precisa saber C para começar a aprender C++. E, na minha opinião, não saber C evita alguns vícios de linguagem e paradigma. O C++, como eu disse, é totalmente compatível com o C, então qualquer coisa que você saiba de C não terá sido totalmente perdida, mas para algumas funcionalidades existem meios melhores ou mais simples próprios do C++.

Se você já sabe C, a migração para C++ não vai ser muito complicada. Creio que o maior problema seja a mudança de paradigma, caso queira usar POO e ainda não o conheça.

Além de C e C++ temos também o C#, desenvolvido pela Microsoft e otimizado para trabalhar com a plataforma .NET, é bastante utilizado para programação para web, e a Microsoft também tem uma plataforma de desenvolvimento de games para PC e XBOX/XBOX360 chamada XNA que utiliza C#.

Curiosidade: O nome XNA é uma brincadeira dos desenvolvedores e significa XNA IS NOT AN ACRONYM (XNA não é um acrônimo).
Caso tenham alguma dúvida ou queiram corrigir ou complementar alguma coisa postem aí, o mote aqui é a interação.


Por William Barbosa dos Santos

William
Novo no Fórum
Novo no Fórum

Mensagens : 12
Pontos : 31
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/07/2010
Idade : 25
Localização : São Paulo - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum